O programa da última sexta-feira (29) aborda como a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vem enfrentando os desafios em relação ao poder das milícias e as medidas usadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito das chuvas para apurar as consequências sociais, econômicas e ambientais que atingiram a cidade em 2019.
Em entrevista, Renata Souza, deputada estadual pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), fala sobre os desafios que a comissão tem passado, principalmente com o forte poder da milícia no Estado. Para Renata, é necessário uma política pública para redução dos números de homicídios no Rio de Janeiro.
A CPI da chuva tem como objetivo investigar as responsabilidades do poder público na prevenção, mitigação dos efeitos e atendimento dos atingidos pelas chuvas.Para o presidente da comissão, Tarcísio Mota, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), é preciso entender os problemas para realizar políticas públicas e evitar que as pessoas morram em decorrência de eventos climáticos extremos.
Ainda no programa, lançamento de livro que aborda a relação entre a revolução brasileira e as classes dominantes no pensamento político e sociológico; e, no último episódio da série “Saberes da Terra”, os ataques que vem sofrendo a edução no campo.
No Papo Esportivo, o destaque é a final da Taça Rio entre Flamengo e Vasco; e as dicas de filmes, curtas e longa, no quadro Cinema de Fato.
Edição: Fernanda Castro