O programa da última sexta-feira (15) fala sobre a Rede Emancipa, Movimento de Educação Popular que fará aula inaugural no Rio para jovens de escolas públicas e a exposição “Metrópole Transcultural - Retratos das Periferias”.
Em entrevista, Luciano Niklevicz Teixeira, coordenador Nacional da Rede Emancipa, comenta que a aula inaugural “Marielle Somos Nós” visa fazer uma ponte com a nova conjuntura do país e pedir justiça por Marielle Franco. Para ele, o diálogo com o legado da vereadora é muito importante, pois ela sempre reivindicou a realidade da periferia e mostrou que o povo periférico pode ocupar espaços de poder.
Isabela Souza, Diretora dos Projetos de Arte e Território do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, informa que a exposição reúne trabalhos de 14 artistas visuais que tem como referencial práticas culturais de diferentes territórios da cidade. Segundo Isabela, a exposição surge com o desejo de marcar o território da Maré enquanto um espaço potente com sujeitos produtores de arte.
O programa aborda ainda, a opinião de especialistas que afirmam a necessidade de promover uma cultura de paz e justiça social nas escolas e a união de deputados federais de quatro partidos na Câmara Federal para pedir a elucidação completa do caso Marielle.
No quadro Rio, Rua e Cultura as dicas para o final de semana são: shows, baile charme e a abertura da temporada do Teatro Municipal; já no Cinema de Fato, filmes da diretora Lúcia Murat que tem como tema a violência e o Cineclube Imbariê nos Trilhos com exibição de filme e debate são as dicas.
Edição: Fernanda Castro