A aglomeração proporcionada pelo Carnaval tem sido terreno fértil para o roubo de senhas e cartões de crédito, principalmente nos blocos de rua.
Relatos nas redes sociais mostram que muitas pessoas estão sendo vítimas de ações que envolvem a troca de cartão ou a realização de compras acima do valor correto.
Em alguns casos, “vendedores ambulantes” aproveitam a distração ou possível embriaguez do cliente para decorar a senha e trocar os cartões sem que o folião perceba.
Por isso, é importante saber que os bancos são os responsáveis por garantir o ressarcimento do cliente, caso haja algo incidente.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor, independentemente da culpa, deve reparar danos causados aos consumidores por defeito da prestação de serviço.
Ainda de acordo com o texto, é o banco que deve comprovar se houve negligência e imprudência do consumidor. Se não houver resolução do problema pelo banco e ouvidoria, o consumidor pode acionar o órgão de defesa ou o Banco Central. Outra possibilidade é a apelar à Justiça.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disponibilizou algumas dicas para reconhecer situações suspeitas:
• Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba
• Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo
• Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um B.O. em uma delegacia mais próxima
• Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha
• Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra.
Edição: Guilherme Henrique