O programa da última quinta-feira (21) fala sobre a denúncia encaminhada pelo movimento Baía Viva aos Ministérios Públicos Estadual e Federal por conta dos despejos de chorume na Baía de Guanabara.Trata também sobre o espetáculo teatral que conta a história do Babalorixá Joãozinho da Goméia.
Em entrevista, Sérgio Ricardo do movimento Baía Viva, explica a situação da Baía de Guanabara que tem recebido por ano um bilhão de litros de chorume. Sérgio, aponta que os impactos são diversos, tanto ambientais, como econômicos e turísticos. Destaca que isso tem aumentado a pobreza de trabalhadores e trabalhadoras que vivem da pesca e da captura de caranguejo.
Átila Bezerra, ator e diretor da KarmaCírculus Teatro, conversa sobre o espetáculo, que está cartaz no espaço cultural Terreiro Contemporâneo, “Joãozinho da Goméia - De Filho do Tempo a Rei do Candomblé”. A peça traz um mergulho na fonte da personalidade do negro, homossexual e líder religioso. Para o diretor, a proposta do espetáculo é oferecer uma reflexão sobre o racismo, homofobia e a intolerância religiosa.
O programa traz ainda irregularidades apontadas pela defesa do ex-presidente Lula ao pedido de habeas corpus negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. Ouça também as críticas e protestos contra a reforma da Previdência no Congresso Nacional e nas ruas.
E os blocos de carnaval desse fim de semana são as dicas do programa no quadro Rio, Rua e Cultura.
Edição: Fernanda Castro