Com o fim dos prazos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que se encerrou no último domingo (27), o governo federal abriu a seleção de estudantes para as vagas no Programa Universidade Para Todos (ProUni). O programa seleciona estudantes para receber bolsas de 50% ou 100% em universidades privadas brasileira durante todo o curso a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A inscrição começa nesta quinta-feira (31) e se encerra no domingo (3) às 23h59 no horário de Brasília.
Para participar é necessário ter perfil socioeconômico do programa, que leva em conta a renda familiar e o público ao qual o programa é destinado. Podem participar aqueles que fizeram ensino médio em escola pública ou em instituições privadas mas com bolsas integrais, portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino (para os cursos de pedagogia e licenciatura). Outro pré-requisito é ter conseguido uma média superior a 450 pontos no ENEM e uma pontuação superior a zero na redação.
O critério para a opção das bolsas é baseado na renda familiar per capita. Se o valor for inferior a 1,5 salário mínimo, o estudante pode concorrer bolsas integrais, de 100%. Já se a renda per capita for entre 1,5 e inferior e 3 salários mínimos, a bolsa é de 50%.
Para se inscrever basta acessar o site www.prouniportal.mec.gov.brnos dias em que a inscrição estiver aberta e se cadastrar. É necessário ter o número de CPF e de inscrição no ENEM em mãos para efetuar e algum tempo para responder ao questionário socioeconômico. O resultado será liberado no dia 6 de fevereiro.
Assim como no SiSU, os estudantes que não forem selecionados na primeira chamada podem concorrer às vagas que não forem preenchidas na segunda chamada que começa também no dia 6 e vai até o dia 14 de fevereiro. O resultado da segunda chamada acontece no dia 20 de fevereiro.
É importante consultar sempre o site para não perder os prazos. As instituições participantes estarão disponíveis também no site do Prouni para a consulta. Outros sites também disponibilizam manuais de como utilizar o programa, ter acesso à assistência estudantil, etc. Um deles é o site www.querobolsa.com.br/prouni.
FIES
Logo após o encerramento da primeira chamada do Prouni, será liberada a inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O portal estará aberto de 7 a 14 de fevereiro. O programa do Ministério da Educação (MEC) concede financiamento para cursos em universidades privadas. Para saber mais basta acessar o site do programa http://fies.mec.gov.br.
Edição: Mariana Pitasse