COERÇÃO

Funcionária do Sintep é conduzida coercitivamente e FBP-PB lança Nota de Repúdio

Nota se posiciona sobre a ação da PM para alertar sobre escalada de violência institucional na atualidade

Brasil de Fato / João Pessoa - PB |
FBP - Frente Brasil Popular
FBP - Frente Brasil Popular - Divulgação

A Polícia Militar conduziu a funcionária Francisca Gouveia, do Sintep, da cidade de Patos – PB na última segunda-feira, dia 29, até a delegacia. Segundo a diretora da entidade regional, Verialúcia Dias Lacerda, eram 16h quando cerca de três viaturas abordaram o prédio para levar a funcionária até a repartição. Francisca, de 35 anos,  que está grávida de 7 meses, e com uma gravidez de risco, não teve o direito de ir em veículo próprio, sendo conduzida dentro da viatura policial, ficou por cerca de duas horas em arguição da polícia. A acusação é sobre uma postagem numa rede social em que ela faz críticas à PM da PB. Um processo criminal foi aberto contra a funcionária. “O que nos espantou foi a quantidade de policiais que apareceram para ‘reconhecê-la’, por causa de uma postagem no Instagram, e ainda por ser uma mulher grávida de sete meses”, argumenta a diretora Véria. Ela conta que foi solicitado um médico para acompanhá-la e que o Sindicato entrará com ação judicial contra a PM.
Leia a nota da Executiva Estadual do Frente Brasil Popular sobre o ocorrido:
Executiva Estadual do Frente Brasil Popular reunida nesta data vem repudiar a ação da polícia militar, que na cidade de Patos, invadiu a sede da entidade representativa dos trabalhadores em educação do Estado do Paraíba – o SINTEP e conduziu de forma coercitiva e ilegal, a funcionária da entidade, Francisca Gouveia,  até a delegacia pelo fato da mesma ter emitido no seu Instagran opiniões pessoais em crítica a policiais. Além de arbitrária a ação policial assume ainda mais gravidade pelo fato da trabalhadora ser levada à força em viatura policial, se encontrando em avançado estado de gravidez. Na delegacia a companheira foi alvo de pressões, inclusive com grande contingente de policiais  que foram ‘reconhecê-la’, numa clara demonstração de  intimidação.
Ao denunciar tal fato, a Frente Brasil Popular chama a atenção da sociedade para a escalada de violações dos direitos coletivos e garantias individuais que vêm se avolumando desde o golpe de 2016 e que ganhou força na campanha eleitoral deste ano, especialmente com a eleição do candidato da extrema direita à presidência da República.
Somamos-nos ao lado do movimento sindical paraibano e das forças democráticas contra esta exibição de autoritarismo e exigimos firme decisão da autoridade competente para apurar as responsabilidades e punir exemplarmente os envolvidos.  O governador Ricardo Coutinho tem sido um baluarte na defesa da democracia e enfrentado com coragem a ofensiva direitista, não pode ter seu governo e sua imagem maculados por esta ação desvairada.
Todo apoio à companheira Francisca Gouveia!
Toda solidariedade ao Sintep!
Contra a repressão e em defesa da Democracia!

João Pessoa, 30 de outubro de 2018
A Executiva Estadual da Frente Brasil Popular
 

Edição: Redação BdF - PB