Eleições 2018

Últimas pesquisas antes da eleição confirmam Bolsonaro e Haddad no segundo turno

Datafolha, Vox Populi/247, CNT/MDA e Ibope divulgaram números da corrida presidencial neste sábado (6)

Brasil de Fato | São Paulo |
Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) devem disputar segundo turno no dia 28 de outubro
Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) devem disputar segundo turno no dia 28 de outubro - Divulgação / Montagem

Os principais institutos de pesquisa divulgaram neste sábado (6) as últimas pesquisas de intenção de voto antes do primeiro turno eleitoral desse domingo (7). Segundo os dados, Fernando Haddad, (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) disputarão o segundo turno no próximo dia 28 de outubro. 

Na pesquisa Datafolha, Jair Bolsonaro aparece com 40% dos votos válidos, tendo oscilado 1% para mais. Haddad manteve o percentual da última sondagem: 25% das intenções de voto. 

Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) tem 15%, seguido de Geraldo Alckmin (PSDB), com 7% e Marina Silva (Rede), com 3%. O Datafolha entrevistou 19.536 eleitores de 382 municípios entre os dias 5 e 6. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

De acordo com o levantamento do Vox Populi/247, Bolsonaro tem 34% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad com 27%, Ciro Gomes 11%, Geraldo Alckmin 5% e Marina Silva 2%. Considerando apenas os votos válidos, Bolsonaro e Haddad passariam ao segundo turno com 40% e 31% respectivamente. A pesquisa ouviu dois mil eleitores durante esse sábado, em 121 municípios espalhados pelo país.

Outra pesquisa divulgada neste sábado foi da CNT/MDA (Confederação Nacional dos Transportes). Nesta, Bolsonaro aparece com 42,6% das intenções de votos válidos na pesquisa estimulada e Haddad, com 27,8%. Ciro Gomes registrou 11,5% e Geraldo Alckmin 6,7%, João Amoêdo (Novo) tem 2,7% e Marina Silva 2,6%.

Já segundo o Ibope, Bolsonaro aparece com 41% dos votos válidos, enquanto Haddad se consolida no segundo lugar com 25%. Ciro Gomes tem 11%, Geraldo Alckmin 7% e Marina Silva 3%. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 6, ouviu 3010 eleitores e tem margem de erro de 2% para mais ou para menos. 

Segundo turno

Os institutos de pesquisa também testaram cenários para o segundo turno das eleições. No caso de uma disputa entre Haddad e Bolsonaro, o Datafolha aponta um empate técnico entre os dois. Haddad teria 43% e Bolsonaro 45%. 

Ainda segundo o Datafolha, em caso de uma disputa entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o candidato do PDT ganharia as eleições com 47%, contra 43% do candidato da extrema direita. 

Segundo o levantamento do Vox Populi, na disputa entre Bolsonaro e Haddad, o ex-capitão do exército ganharia as eleições com 52% dos votos válidos, contra 48% do petista. Se disputar com o candidato do PDT, Ciro Gomes perderia as eleições com 49% dos votos válidos, contra 51 de Bolsonaro. 

Na sondagem do Ibope, caso Haddad e Bolsonaro se enfrentem no segundo turno, Bolsonaro teria 52% contra 48 % de Haddad. Já Ciro Gomes ganharia as eleições com 52% dos votos, contra 48% do candidato do PSL. 

Edição: Daniel Giovanaz