O programa da última quinta-feira (20) discute a relação entre ética, informação e comunicação. Como as mídias podem auxiliar a população a ter clareza sobre em quem votar e como, por outro lado, elas também podem atrapalhar essa decisão?
Em entrevista ao vivo no estúdio, Marco Schneider, professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (Ibict-UFRJ), comenta sobre a relação entre informação e política no processo eleitoral brasileiro. Ele também fala sobre a plataforma FARMi, um projeto que agrupa e disponibiliza dados sobre os financiamentos de campanha, a atuação política dos parlamentares e a cobertura da política nacional pelas mídias.
O programa também conta com a participação especial da jornalista Viviane Tavares, da Eté Checagem, que esclarece a polêmica em torno de uma informação falsa divulgada pela família do candidato à presidência do PSL sobre o grupo “Mulheres contra Bolsonaro", que reúne mais de dois milhões de mulheres.
Ainda no clima das eleições, uma análise sobre as possíveis composições da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em 2019, e uma reportagem sobre a operação realizada por fiscais do Tribunal Regional Eleitoral de Campos dos Goytacazes no campus da Universidade Federal Fluminense.
No quadro “Rio, Rua e Cultura”, o colunista Talles Reis traz a agenda cultural do fim de semana.
Edição: Filipe Cabral