No programa da última quinta-feira (23), o assunto é a luta por direitos trabalhistas promovida por diversas categorias no Rio de Janeiro. Profissionais do comércio, da educação e do judiciário falam sobre a situação atual das respectivas categorias, suas reivindicações e demandas, e a importância da mobilização social pela garantia de direitos.
Em entrevista ao vivo, Marcelo Black, secretário-geral do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro (Sincomércio-RJ), conversa sobre as mobilizações ocorridas durante o mês de agosto e as consequências da Reforma Trabalhista para a categoria.
Rosi Silveira, representante do Sindicato dos Profissionais da Educação (SEPE) de Petrópolis, traz os detalhes da greve que dura há 24 dias no município.
A diretora de formação e organização do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (Sindjustiça-RJ), Ana Paula do Couto, aborda as dificuldades enfrentadas pelos servidores para terem efetivado o reajuste salarial já votado e aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
O programa ainda traz reportagens sobre a falta de transparência na gestão de recursos do chamado “Sistema S”, que abrange instituições como SESC, SESI e Senac, e sobre a greve de fome dos sete ativistas em Brasília que chega ao 24° dia.
No quadro “Repórter SUS”, as informações sobre o crescimento da taxa de mortalidade materna no Brasil. E no quadro “Com Ciência”, o professor Renan Santos explica tudo sobre pelos e cabelos, do crescimento à perda.
Edição: Filipe Cabral