Capricórnio é o décimo signo do Zodíaco, o terceiro do elemento terra. Representa o cume da montanha, o limite do mundo material. Capricórnio simboliza o tempo, o destino, o futuro. Seu signo oposto, Câncer, simboliza o passado, a memória.
Capricónio é a cabra que sobe a montanha sem se assustar com o precipício debaixo dos pés. Pessoas com o Sol em Capricórnio costumam ser determinadas, auto exigentes e responsáveis. O último signo de terra representa a sabedoria do velho experiente, que aprendeu a lidar com as dificuldades da vida, e gosta de reclamar dela. Trabalhar duro faz parte da sua natureza. A vida social e o lazer também, de acordo com os padrões da sociedade que respeita e defende.
É comum ocuparem lugares de autoridade. O sentimento de compromisso e a persistência são os principais dons deste signo, que oferece segurança a quem precisa contar com ele. Capricórnio é capaz de grandes conquistas, pois sua meta é chegar ao cume da montanha. Uma vez conquistado o topo, é preciso reconhecer o limite da escalada e seguir viagem. Preso às responsabilidades com outros e ao espaço conquistado, pode acabar frustrado e até ficar doente. O desafio capricorniano, então, é flexibilizar os padrões de comportamento e “pegar leve” com a auto exigência e a responsabilidade. Transformar o senso de responsabilidade em compromisso com sua própria sensibilidade e sabedoria. Como o ermitão que já experimentou tudo o que a vida mundana tem a oferecer e pode se despegar dela, seguindo o destino indicado por sua voz interior.
Edição: Brasil de Fato RJ