Um encontro feminista promete dar nova qualidade aos trabalhos das mulheres da Frente Brasil Popular. No dia 8 de junho, cerca de 200 delas se reúnem na Fundação Helena Antipoff (Av. São Paulo, 3996, Ibirité) das 9h às 18h. O objetivo é debater as questões que surgem cada vez com mais força, à medida que a Frente amplia seu trabalho de base.
A parte da manhã será de escuta para a maioria das presentes. A primeira mesa de debate terá a fala de Beatriz Cerqueira, presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT Minas), de Jô Moraes, deputada federal pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e Bernadete Monteiro, da Marcha Mundial de Mulheres (MMM). À tarde, a discussão se dará em torno das pautas estaduais e regionais.
O encontro garante um espaço reservado ao cuidado das crianças, chamado “ciranda”, em que educadores tomam conta dos filhos enquanto as mães podem participar dos debates políticos. A participação é aberta.
Ida à pré-candidatura de Lula
As mulheres encerram o dia se deslocando até Contagem para participar do lançamento da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva. Será na noite de 8 de junho, sexta, às 18h no Actuall Hotel (Rodovia Fernão Dias, 3443). A Frente Brasil Popular lançou nota afirmando que defende o direito de Lula a se candidatar, visto que o ex-presidente foi “perseguido e injustiçado”.
Coordenadores do Congresso do Povo
Emendando nas atividades de sexta, a Fundação Helena Antipoff recebe os coordenadores de comitês mineiros do Congresso do Povo para um encontro, nos dias 9 e 10 de junho. A Plenária Mineira Rumo ao Congresso do Povo tem expectativa de receber 700 pessoas com o objetivo de “manter e multiplicar a mobilização popular”, conforme nota da Frente Brasil Popular Minas.
A plenária acontece das 9h do sábado (9), às 14h de domingo (10).
Edição: Joana Tavares