Os aromas e sabores das cinco regiões do país estão reunidos no Parque da Água Branca, zona Oeste de São Paulo, na terceira edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo MST, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O evento começa nesta quinta-feira (3) e vai até domingo.
Os cozinheiros preparam dezenas de pratos típicos, feitos com produtos orgânicos ou naturais. É a Culinária da Terra. No espaço de Goiás, por exemplo, tem arroz com pequi e arroz com frango caipira.
Thiago Caetano Nogueira, um dos cozinheiros goianos, apresenta outra especiaria que poderá ser degustada na Feira: a gairoba.
“É um palmito, amarga, ela vai ser feita com frango. Aqui a gente esta organizando mais ou menos 5 quilos para 50 pessoas por dia.
Além de ofertar delícias para o público, a Culinária da Terra é uma maneira de refletir sobre o modo de produção dos alimentos que chega à mesa dos brasileiros. Durante os 4 dias, serão utilizados mais de 330 toneladas de alimentos que vem das mãos de agricultores e agricultoras.
Direto do Ceará, não poderia faltar tapioca e carne do Sol. Além disso, os cozinheiros vão produzir outros quatro pratos típicos da região, como nos conta o cearense Cícero Clemente.
“Carneiro, baião de dois, peixe frito e camarão. Só coisa boa!”
Se já deu para você ficar com água na boca, é só chegar no Parque da Água Branca e aproveitar esses e dezenas de outros pratos especiais. O endereço é Avenida Francisco Matarazzo, 455, próximo ao metrô Barra Funda.
E se você não mora em São Paulo, pode acessar a página do MST na internet e se informar sobre a Feira da Reforma Agrária mais próxima do seu estado.
Edição: Katarine Flor