Caravana

Agricultor que recebeu Lula em casa há 17 anos se emociona com reencontro em SC

Nova Erechim foi um dos pontos de parada da caravana do ex-presidente em Santa Catarina neste domingo (25)

Brasil de Fato | Nova Erechim (SC) |

Ouça o áudio:

O agricultor Paulo Hubner que participou do ato neste domingo (25) em Nova Erechim, relembra a visita de Lula em sua casa em 2001
O agricultor Paulo Hubner que participou do ato neste domingo (25) em Nova Erechim, relembra a visita de Lula em sua casa em 2001 - Leonardo Fernandes

O agricultor catarinense Paulo Hubner acordou cedo neste domingo (25), percorreu 25 km de carro e deu carona para moradores da região Oeste que, como ele, queriam ver de perto o ex-presidente Lula em Nova Erechim (SC).

Morador de Saudades (SC), Hubner tinha um motivo a mais para saudar o petista. Em 2001, o agricultor familiar recebeu a visita de Lula em sua casa, e não via a hora de conversar com o ex-presidente sobre os avanços conquistados na produção desde aquele encontro.

"Eu tive uma experiência que eu nunca vou esquecer. E é por isso que eu estou hoje aqui", disse.

Na ocasião, há 17 anos, Lula fez uma caravana de nove dias pela região oeste de Santa Catarina. Em visita à Linha Coxilha, em Saudades, tomou café e comeu salame na casa dos agricultores.

"É uma história fantástica", descreve Hubner, emocionado. "Nós temos um projeto da agricultura familiar, uma agroindústria, e o Lula veio inaugurar", disse.

Segundo o agricultor, o abatedouro Coxilha, inaugurado pelo ex-presidente, e toda produção agrícola da comunidade foram beneficiados pelas políticas públicas dos governos PT.

"Foi um incremento de valores que não tem presidente, não tem história que vai apagar", finaliza.

Entre as políticas públicas citadas por ele estão o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o Mais Alimentos e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Este último teve um corte de 99% anunciado pelo governo ilegítimo de Michel Temer (MDB), de 2017 para 2018.

Além de reencontrar Hubner, o petista discursou para cerca de mil pessoas no interior de Nova Erechim e se despediu com uma promessa:

"Eu quero assumir aqui um compromisso com vocês. Nós não vamos deixar a agricultura familiar afundar."

A caravana Lula pelo Brasil deixa Santa Catarina e entra no Paraná nesta segunda-feira (26). Na rota do ex-presidente estão municípios como Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Curitiba.

Edição: Camila Salmazio