Cerca de 300 trabalhadoras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a Base de Taquipe, da Petrobras, localizada em São Sebastião do Passe, na região do Recôncavo baiano. A ação ocorreu na madrugada desta segunda-feira (12).
As mulheres exigem uma reunião com a diretoria da empresa para discutir reivindicações relacionadas à extração de petróleo em assentamentos da reforma agrária. Além disso, elas pressionam o governo federal para a liberação de recursos necessários à construção de poços artesianos, aquisição de equipamentos de irrigação e construção de unidades de produção de farinha.
Segundo Edcleia Miranda, da Direção Estadual do MST na Bahia, a ação desta segunda-feira também denuncia o projeto antipopular da atual diretoria da empresa e do governo Michel Temer. “A estatal é do povo e não podemos permitir que a mesma seja vendida para estrangeiros. Os royalties adquiridos com a extração de petróleo precisam ficar no país e serem investidos em educação, saúde e segurança”, defende.
A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, que é realizada em todo o país desde o último dia 5 de março.
*Com informações do site do MST
Edição: Thalles Gomes