O mês de agosto, que é considerado o “mês da visibilidade lésbica”, será movimentado por diversas atividades em seis capitais brasileiras. Os eventos têm como objetivo promover a discussão sobre as vertentes do feminismo, o machismo estrutural, a saúde da mulher lésbica e bissexual e a violência do Estado contra essas mulheres.
No Rio de Janeiro, por exemplo, acontecerá o 2° Sarau Feminista, na sexta-feira (18), das 18h às 22h, no Centro de Formação Feminista Carolina de Jesus (CAMTRA), na Rua da Lapa, 180.
Em São Paulo, a saúde da mulher lésbica e bissexual faz parte das atividades, com teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C, gratuitamente, no Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS, no CTA Heinfil, também na sexta-feira (18), na Rua Líbero Badaró, 144, no centro de São Paulo.
Na Bahia, o “V Enlésbi” é uma iniciativa do governo do Estado e contará com formação política para o combate à lesbofobia. As atividades ocorrem de 18 a 21 deste mês.
O mês de agosto, e sobretudo o dia 29, quando se comemora o dia Nacional da Visibilidade lésbica, foi escolhido no ano de 1996, durante o Seminário Nacional das Lésbicas, no Rio de Janeiro.
Além de São Paulo, o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Goiânia e Rio Grande do Sul terão atividades durante todo o mês. Acompanhe as atividades reunidas pelo blog "Gorda e Sapatão", aqui.
Edição: Vanessa Martina Silva