O ex-presidente cubano, Fidel Castro, morreu aos 90 anos diante de uma delicada situação de saúde que o manteve fora da cena pública por um tempo.
Fidel nasceu em 13 de agosto de 1926, esteve dois anos na prisão, de 1953 a 1955, depois de encabeçar a primeira ação armada contra a ditadura de Fulgêncio Batista no Quartel Moncada, em Santiago de Cuba.
Em 1° de janeiro de 1959, Fulgêncio Batista foi derrubado do poder e venceu a Revolução Cubana que tinha Fidel Castro como um dos líderes. Este fato se tornou um dos mais importantes da história de libertação da América Latina.
>> Relembre a trajetória do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro
Funeral
O governo de Cuba decretou nove dias de luto nacional pela morte do ex-presidente e líder da revolução cubana, Fidel Castro, contados a partir deste sábado (26).
Havana também anunciou que o funeral de Fidel será no dia 4 de dezembro, no cemitério Santa Efigência, na cidade de Santiago de Cuba. Mas o corpo do ex-presidente deve ser cremado ainda hoje, conforme a vontade do próprio Fidel, informou seu irmão e sucessor político, Raúl Castro.
Veja algumas das manifestações de líderes mundiais: Papa Francisco; presidente da Bolívia, Evo Morales; ex-presidente Lula; Dilma Rousseff; presidenta do Chile, Michelle Bachelet; presidente do Equador, Rafael Correa; Narenda Modi, primeiro ministro da Índia; presidente da Espanha, Mariano Rajoy; e presidente do México, Peña Nieto.
Confira a versão em áudio da matéria (para baixar o arquivo, clique na seta à esquerda do botão compartilhar):
*Com informações de TeleSur e Cuba Debate
Edição: ---