Violência Policial nos EUA

Carolina do Norte declara emergência após protestos contra morte de cidadão negro

Manifestações em Charlotte começaram na terça, quando agentes mataram Keith Lamont Scott no estacionamento de um edifíci

Opera Mundi |
 Manifestantes foram às ruas de Charlotte pela segunda consecutiva contra morte de mais um cidadão negro por policiais
Manifestantes foram às ruas de Charlotte pela segunda consecutiva contra morte de mais um cidadão negro por policiais - Jonathan Brashear

O governador da Carolina do Norte, Pat McCrory, declarou estado de emergência na madrugada desta quinta-feira (22) após a segunda noite de confrontos na cidade de Charlotte entre policiais e manifestantes que protestavam contra a morte de mais um cidadão negro pela polícia.

"Não podemos tolerar a violência e não podemos tolerar os ataques aos nossos policiais", disse McCrory à emissora CNN.

Pat McCrory ordenou o envio da Guarda Nacional e da polícia de trânsito para apoiar os agentes locais. Ele disse também que irá considerar medidas como toque de recolher se os protestos continuarem.

Os enfrentamentos entre manifestantes e a polícia local nesta quinta ocorreram pouco depois do entardecer. Vários estabelecimentos comerciais e públicos sofreram danos, e a polícia realizou detenções.

Um homem foi baleado em meio ao protesto e está internado em estado crítico, segundo a prefeitura de Charlotte.

As manifestações em Charlotte começaram na terça-feira (20), quando policiais mataram Keith Lamont Scott, um negro de 43 anos, no estacionamento de um edifício. De acordo com os agentes, o homem estava armado e "representava uma ameaça de morte iminente" para os policiais.

De acordo com a polícia, os agentes tinham ido ao edifício para executar um mandado de prisão contra outro homem, que não foi encontrado.

Entretanto, familiares de Scott negaram que ele estivesse armado e disseram que a vítima levava um livro que estava lendo enquanto esperava seu filho retornar da escola.

A morte de Scott ocorreu em meio a um clima de tensão crescente nos últimos dois anos pela morte de dezenas de negros por policiais brancos e dias depois que uma agente matou um afro-americano desarmado em Oklahoma.

Edição: ---