Protesto

Coletivos registram violência da PM de São Paulo

Em uma das prisões, o policial afirmou que o motivo da prisão era "porque sim"; casos ocorreram neste domingo (11)

Rede Brasil Atual |
Manifestante foi espancando em ação da PM e seu paradeiro era desconhecido às 18h
Manifestante foi espancando em ação da PM e seu paradeiro era desconhecido às 18h - Eduardo figueiredo/Mídia ninja

Profissionais da Mídia Ninja e Jornalistas Livres registraram eventos de repressão policial na manifestação neste domingo (11), na cidade de São Paulo, contra o governo de Michel Temer. Em uma caminhada entre a Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera, descendo pela Rua Brigadeiro Luís Antônio, os manifestantes gritavam "Fora Temer" e também muitas palavras de ordem contra a violência praticada pela Polícia Militar do governo Geraldo Alckmin (PSDB) nos sucessivos protestos ocorridos na capital.

Por volta das 17h50, um militante do Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) foi espancando em ação da PM, segundo informou a Mídia Ninja. Pelo Facebook, o coletivo informa que manifestantes foram presos por portarem máscaras.

De acordo com Jornalistas Livres, a PM encurralou alguns jovens contra um gradil e começou a revistá-los. "Aqui, o momento em que policiais detêm uma adolescente que apenas exercia o direito garantido na Constituição de se manifestar livremente", diz a legenda da foto abaixo.

    Garota quis saber por que estava sendo abordada e questionou o 'porque sim': foi detida | Jornalistas Livres/Facebook

A Agência Brasil confirmou a detenção de três pessoas. Um deles era um fotógrafo que tentou argumentar com a polícia em defesa do grupo que estava sendo revistado, mas acabou sendo preso também. Amigos dos três contaram que a polícia abordou o grupo e revistou suas mochilas, por volta das 17h30. O grupo usava máscaras, sob a alegação de que faria uma intervenção artística durante o ato.

"Descontrolados, os policiais atacavam quaisquer pessoas em volta. Inclusive a imprensa. Detiveram a menina porque ela ousou perguntar "Por que a violência?"... O soldado respondeu-lhe: "Porque sim". Quando ela retrucou: "Porque sim não é resposta!", o PM a deteve. Essa gente nunca assistiu ao "Castelo Rá Tim Bum"?, postou o Jornalistas Livres.

Pessoas que presenciaram a prisão disseram que não houve incidente provocado pelo grupo que pudesse motivá-la, mas o major Telles, que comandou a operação, disse que os detidos foram abordados “porque estavam mascarados e com mochilas” e seriam levados para o 78º Distrito Policial e depois para o Departamento Investigações Criminais. Isso, entretanto, não ocorreu, segundo a Agência Brasil, porque o delegado cancelou a transferência.

Houve um início de tumulto durante a detenção, com correria entre participantes da manifestação, por medo que pudesse ocorrer violência contra outras pessoas. O ex-senador Eduardo Suplicy, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e o deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) se aproximaram e mediaram a situação, que logo voltou ao normal.

Valente criticou a ação policial: "Imensa desnecessidade e uma truculência da Polícia Militar. Mesmo que alguma pessoa esteja mascarada ou com alguma coisa na mochila, você não pode tensionar uma manifestação de milhares de pessoas. É uma irresponsabilidade isso. Em todo caso, por pressão aqui dos parlamentares, a Polícia Militar afastou a tropa e a passeata vai seguir pacificamente".

    Entidade de direitos humanos denuncia abuso da PM de Alckmin em manifestações pacíficas | Marcia Minillo/RBA

Edição: Redação