Violência

Intelectuais escrevem manifesto para Alckmin pelo fim da repressão policial em SP

Documento que será encaminhado ao governador do Estado lembra violência da PM durante atos na cidade

São Paulo (SP) |
Atos realizados na cidade de São Paulo foram duramente reprimidos pela Polícia Militar na semana passada
Atos realizados na cidade de São Paulo foram duramente reprimidos pela Polícia Militar na semana passada - Mídia Ninja

Músicos, cineastas e intelectuais brasileiros redigiram uma carta aberta ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para exigir o fim da repressão da Polícia Militar às manifestações contra o governo do presidente não eleito Michel Temer. 

Os atos realizados na cidade de São Paulo têm sido duramente reprimidos pela PM. No último deles, em 4 de setembro, além de uma ação violenta iniciada pelos policiais no Largo da Batata, cerca de 27 jovens foram detidos antes de chegarem às manifestações em vários pontos da cidade, sem qualquer prova criminal.

Os presos, alguns deles secundaristas, permaneceram mais de oito horas no Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), sem contato com familiares ou advogados.

“Tais condutas das autoridades policiais retratam um padrão na atuação das forças de segurança paulistas, que se reproduz no trato cotidiano com a população, nos índices de letalidade policial e na impunidade dos crimes cometidos por policiais, como as chacinas”, afirma o documento.

O manifesto foi assinado por nomes como Antonio Cândido, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Renato Janine Ribeiro, Eduardo Escorel, Frei Betto, Tulipa Ruiz, Marcelino Freire, entre outros.

O documento lembra que o “direito à expressão pública de interesses, ideias e valores em espaços públicos não pode estar submetido às autoridades policiais, seus chefes, ocupantes de cargos governamentais eletivos ou não”.

Mais de 12 mil pessoas já assinaram o documento, que está hospedado no site Change.org. Ainda faltam 2.186 assinaturas para que o abaixo-assinado seja encaminhado ao governador do Estado. 

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Edição: ---