Olimpíada

Michel Temer não vai à cerimônia de encerramento da Rio 2016

Interlocutores dizem que ele tomou a decisão depois de consultar o Ministério das Relações Exteriores

Brasília |
Após ser vaiado durante sua rápida participação na cerimônia de abertura da Olimpíada, Temer não deve comparecer no encerramento dos Jogos
Após ser vaiado durante sua rápida participação na cerimônia de abertura da Olimpíada, Temer não deve comparecer no encerramento dos Jogos - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após ser vaiado durante sua rápida participação na cerimônia de abertura da Olimpíada, o presidente interino Michel Temer não deve comparecer no encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na semana que vem. A solenidade terá a presença do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e da nova prefeita de Tóquio, Yuriko Koike, pois a cidade japonesa vai sediar a próxima edição da Olimpíada.

Continua após publicidade

Interlocutores de Temer dizem que ele tomou a decisão depois de consultar o Ministério das Relações Exteriores sobre a participação dos chefes de Estado locais nas últimas cerimônias que encerraram os jogos, em Londres (2012), Pequim (2008) e Atenas (2004). Em resposta, o Itamaraty informou que não é praxe dos presidentes dos países comparecerem ao encerramento e apenas da abertura.

Na última sexta-feira (12), em entrevista a jornalistas, o presidente interino disse que "deveria ir" à cerimônia. Para representá-lo, Temer deve convidar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O evento está marcado para domingo (21), às 19h15, no Maracanã. Apesar de não comparecer ao estádio, o presidente interino poderá ter um encontro bilateral com o primeiro-ministro japonês durante a rápida passagem de Abe pelo Brasil.

Edição: ---