Financiamento

Levante Popular da Juventude lança campanha para custear acampamento

A 3ª edição do Acampamento Nacional será realizada entre os dias 5 e 9 de setembro, em Belo Horizonte (MG)

São Paulo (SP) |
 3º Acampamento Nacional será realizado entre os dias 5 e 9 de setembro, no Estádio do Mineirinho, Belo Horizonte (MG)
3º Acampamento Nacional será realizado entre os dias 5 e 9 de setembro, no Estádio do Mineirinho, Belo Horizonte (MG) - Reprodução/Facebook

O Levante Popular da Juventude, movimento popular organizado por jovens de todo o país, acaba de lançar uma campanha virtual de arrecadação de recursos para o seu 3º Acampamento Nacional, que será realizado entre os dias 5 e 9 de setembro, no Estádio do Mineirinho, Belo Horizonte (MG).

A meta é arrecadar R$ 70 mil, com o objetivo de garantir parte da alimentação do encontro de cinco dias, que é a instância máxima de deliberação do movimento. A campanha é sediada no site de financiamento coletivo Catarse, e as recompensas para o financiamento vão desde imãs de geladeiras e bottons, até DVDs com imagens produzidas no 2º Acampamento do Levante, conforme o valor doado. 

Segundo o projeto, para cada R$ 20 arrecadados garante-se o café da manhã de dois jovens durante todo o acampamento.

O movimento pretende reunir 7 mil jovens de todos os estados e áreas, além de representantes de movimentos populares de outros países. O propósito do evento será debater os desafios colocados pela conjuntura política brasileira, pensando em alternativas existentes e a serem construídas.

"É um encontro de formação política, mas também um momento de resgate da história de lutas dos povos latino-americanos, como forma de estímulo ao protagonismo dos jovens. É um convite para a luta social organizada", destaca o projeto da campanha.

Histórico

O 1º Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude foi realizado em 2012, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), e reuniu cerca de 1000 jovens sob o lema "Juventude que ousa lutar, constrói o poder popular". O evento lançou as primeiras cédulas do Levante para 17 estados brasileiros.

Entre 2012 e 2014 foram realizadas diversas experiências de luta e organização, além de encontros estaduais. Em abril de 2014, foi organizado o 2º Acampamento Nacional, na cidade de Cotia (SP), onde 3 mil jovens se reuniram sob o lema "Ousar lutar, organizando a juventude para o projeto popular!".

"Todos estes encontros realizados pelo Levante são construídos de modo que a juventude se sinta responsável pelo seu acontecimento, ou seja, nosso método de trabalho prevê uma divisão de tarefas onde cada participante precisa contribuir na manutenção do encontro. Com isso, quebramos a tradicional hierarquia onde uns organizam e outros participam. Além de ser um espaço de formação política, trata-se de um ambiente pedagógico fundamental para a construção de uma sociedade baseada na coletividade, uma superação do individualismo que a cada dia aprisiona mais e mais pessoas", destaca a campanha.

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Edição: ---