DEMOCRACIA

O aprendizado da Caravana Popular em Defesa da Democracia

De 04 a 13 de julho, do sertão ao litoral a luta se fez caravana

Pernambuco |
A caravana passou por 10 cidades pernambucanas
A caravana passou por 10 cidades pernambucanas - Frente Brasil Popular de Pernambuco

A Palavra Caravana significa multidão de peregrinos, mercadores ou viajantes, que se unem para atravessar os desertos e as tempestades com segurança.
Assim a Frente Brasil Popular se fez Caravana, colocou o pé na estrada entre os diaS 04 e 13 de Julho, com um destino certo: Lutar contra o Golpe e consolidar a Frente Brasil Popular como um espaço de resistência, de unidade do povo pernambucano.
Como mercadores de sonhos, viajantes que carregam uma bagagem cheia da luta e resistência, como peregrinos do povo, percorreram uma bonita e resistente travessia de 10 dias, construindo ações de mobilização, panfletagem, conversas e grandes atos em várias cidades do sertão ao litoral pernambucano.
O mais rico e poderoso dessa experiência foram os encontros. A valorização das realidades locais, invertendo a lógica dos grandes atos apenas nas capitais, para uma construção cuidadosa que vai ao encontro das bases, realizando em cada cidade um pedaço importante da luta, que cresce a cada momento da caminhada.
Petrolina foi a arrancada. A caravana deu seus primeiros passos afirmando a necessidade de reformar o sistema político para conseguir mudar o Brasil. Ouricuri com a participação das Mulheres agricultoras, o exemplo de organização contra o golpe e o machismo foi destaque. Em Salgueiro as organizações se uniram ao trio pé-de-serra e trancelim das mulheres quilombolas, valorizando a cultura regional. Em Petrolândia, margeando o Rio São Francisco, camponeses e LGTBs demonstraram força e unidade e a rua se fez plenária, as paredes do STR já eram poucas pra todos que se somaram. Em Serra Talhada, mais de 600 trabalhadores ocuparam a Câmara de Vereadores denunciando os traidores do povo e homenageando a memória de Manoel Santos. Afogados da Ingazeira reuniu mais de mil trabalhadores no escracho ao PSB e seus parlamentares Fernando Bezerra Coelho e Fernando Filho, principais articuladores do golpe.
A chegada ao agreste iniciou em Garanhuns. Camponeses, mulheres e sindicatos ocuparam o centro da cidade. Com sol de rachar em Surubim e chuva forte em Palmares, na Zona da Mata, a Caravana foi recebida com a mobilização das organizações e grande receptividade da população aos gritos de "Fora Temer".
Em seu último dia, a caravana passou por Caruaru e chegou em Recife recepcionada pelo ex presidente Lula, num grande encontro que reuniu as energias acumuladas no caminho, pra soar bem forte a unidade contra o golpe.
Ao passar, deixa um desejo de fazer mais, arrasta por onde passa o sentido da palavra luta, constrói laços de confiança, prática do trabalho coletivo, mas também leva em sua bagagem uma organização com mais sentido, preenchida de histórias, de realidades. Estende sobre Pernambuco a bandeira da unidade, representada na Frente Brasil Popular.
Uma travessia realizada pelas organizações populares de Pernambuco, hoje mais unitárias, fortes e seguras na longa batalha que se apresenta para os que são povo, para os que trabalham e lutam por uma sociedade justa, democrática e solidária.
E esses atravessarão juntos o deserto do golpe, e chegarão unidos e vitoriosos ao final dessa viagem.

Edição: ---