Luta e arte

Obra reúne textos e poesias de estudantes em ocupações de São Paulo

“A poética dos direitos humanos” relata a realidade da periferia

São Paulo |
ao
ao - Brasil de Fato

"Minha voz será escutada./ Não me calo mais!/ E que todas as amarras,/ talvez que me prendiam./ Ficam para trás./ Pois minha força, não mais contida é Voraz!”. A poesia é de Cintia, de apenas 15 anos, estudante da Escola Estadual Antônio de Alcântara Machado, localizada no distrito de Sacomã, em São Paulo (SP).

Continua após publicidade

Sua arte está no livro “Perifatividade nas escolas: A poética dos Direitos Humanos, volume 3”, uma coletânea de escritos de estudantes das escolas ocupadas em São Paulo e da categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), organizado pelo Coletivo Cultural Perifatividade. O lançamento da obra acontece neste sábado (4) e será na Casa de Cultura Chico Science, no Ipiranga, Zona Sul da capital (ver abaixo).

Logo nas primeiras páginas, o livro já expõe temáticas sérias: violência contra a mulher, racismo e preconceito com nordestinos. Cada um desses temas explica um pouco sobre a realidade da vida destes estudantes, conta Ana Fonseca, do Coletivo Perifatividade e uma das idealizadoras do livro. “Os primeiros textos são do [EMEF Luiz Gonzaga] Gonzaguinha e essa EMEF fica no Heliópolis [periferia de São Paulo]. Lá é um lugar que tem muitos nordestinos e muitos filhos de nordestinos”, relaciona a educadora. Já no caso do EMEF Olavo Fontoura, onde há estudantes lésbicas e uma transexual entre os alunos do EJA “a gente focou em homofobia e transfobia”, explica Ana.

Além livro, também foi produzido um documentário, que conta um pouco sobre o dia a dia das ocupações. 

Ocupações

Entre as escolas visitadas e trabalhadas pelo coletivo para a construção do livro estão unidades que fizeram parte do processo de luta dos estudantes por melhorias na Educação no estado, e contra a chamada "reorganização escolar"proposta pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que, no final do ano passado, resultou na ocupação de mais de 150 escolas.

Não à toa, a temática faz parte de várias colaborações para o livro. 

Mas quem diria,/ Uma menina ocupar uma escola / Ela não tem medo de derrota/ Ela tem fé pra chegar na vitória / Ela ri, ela chora/ E aí garota, qual foi sua maior loucura/ -Foi ocupar uma escola / Dias de luta, dias de glória / -Eis aqui o que não termina,/ Apenas se inicia...

Rafaela B. (EE. Diadema – CEFAM)

Para a educadora, os jovens sempre tiveram potencial revolucionário. “Eles vieram e expuseram na cara de todo mundo ‘não, não é assim como vocês pensam’. “As ocupações mostraram que a luta autônoma dá certo. Fica como uma lição para a própria esquerda verticalizada, que nunca acreditou em luta autônoma, que nunca daria certo e eles provaram o contrário”, critica.

Serviço:

O que: Lançamento oficial de "Perifatividade nas escolas: A poética dos Direitos humanos, vol. III”.

Quando: Sábado (04) às 19h.

Onde: Casa de Cultura Chico Science: Av. Presidente Tancredo Neves, 1265 - Ipiranga (próximo ao metrô Sacomã), São Paulo – SP.

Onde comprar: Na página do coletivo Perifatividade

Edição: ---