Despesas

Mesmo com promessa de cortes de Temer, Câmara cria 14 mil cargos federais

Ação vai contra promessa do presidente interino de cortar 4 mil cargos comissionados

São Paulo (SP) |
A autorização para criar cargos estava no mesmo projeto que concedeu aumento a servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa)
A autorização para criar cargos estava no mesmo projeto que concedeu aumento a servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) - Luis Macedo / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou a criação de 14.419 cargos federais durante a votação de 14 propostas de reajuste salarial de servidores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), na madrugada desta quinta-feira (2). O caso, porém, vai contra a promessa do presidente interino, Michel Temer (PMDB), de cortar quatro mil cargos comissionados.

A autorização para criar cargos estava no mesmo projeto que concedeu aumento a servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Entre os cargos, a maior parte deles - 4.732 - são técnicos e administrativos em educação.

A criação dos cargos contraria o que os ministros, Eliseu Padilha (Casa Civil), [ex-ministro] Romero Jucá (Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) e Ricardo Barros (Saúde), declararam à imprensa em 13 de maio.

Os membros do governo prometeram cortar 4 mil cargos comissionados – afirmando não saber qual seria o impacto na economia – como parte de um programa de redução de gastos públicos.

Edição: Simone Freire.

Edição: ---