Bolivarianismo

Após 17 anos da nova Constituição, ministro venezuelano denuncia "tentativa golpista"

Vladimir Padrino López, da pasta de Defesa, afirma que há tentativas de cooptação de membros das Forças Armadas

São Paulo (SP) |
As tentativas golpistas ameaçam a Constituição venezuelana
As tentativas golpistas ameaçam a Constituição venezuelana - Telesur

Nesta segunda-feira (25), completa-se 17 anos da Assembleia Nacional Constituinte que realizou o primeiro referendo consultivo da história da Vanezuela. No dia 25 de abril de 1999, três meses após o início da presidência de Hugo Chávez, foi lançada a convocatória para que o povo venezuelano participasse da elaboração da Carta Magna que segue em vigência até hoje. Em meio a essa data simbólica, o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, denunciou que está em marcha um “golpe de Estado” no país, que, segundo ele, vem sendo construído por corporações internacionais ligadas a setores da oposição local.

Em entrevista ao canal Televen, no último domingo (24), o ministro afirmou que existem tentativas de cooptação de oficiais da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) para gerar uma possível sublevação. “As armas da República não são nem para repremir o povo nem para ir contra ele, nem para dar golpes de Estado ou desmontar funções e instituições do país”, manifestou. Padrino López acrescentou que “as Forças Armadas são a garantia das instituições, da independência, do respeito à Constituição e aos diretos humanos”.

De acordo com informações da Telesur, no ultimo mês, uma série de assassinatos seletivos foram registrados contra membros da Força Armada e policiais; desde o início do ano, foram registrados mais de 70 homicídios. Sobre isso, o ministro da Defesa ainda manifestou que esse “é um assunto que transcende a segurança dos cidadãos”. Para López, o caráter bolivariano das Forças Armadas é uma garantia do respeito às instituições, mas advertiu que a oposição local está desenvolvendo estratégias para desgastar a integridade institucional, e denunciou que forças paramilitares da Colômbia, com a ajuda de grupos de ultradireita venezuelanos, estão ingressando à Venezuela para afetar a “moral” dos militares do país.

Referendo Consitucional

O primeiro referendo consultivo da Venezuela teve como objetivo refundar a República da Venezuela após cinquenta anos do “Pacto Ponto Fixo”, que manteve um acordo político entre os partidos tradicionais do país - Ação Democrática, Comitê de Organização Política Eleitoral Independente e União Democrática Republicana. Com 87,5 % dos votos a favor e 7,26% pelo “não”, a Constituição da República Bolivariana da Venezuela foi debatida e modificada, tendo sua aprovação em dezembro desse mesmo ano, com 71,78% do eleitorado.

O novo texto da Constituição gerou uma mudança estrutural no sistema político venezuelano. A participação cidadã foi declarada como base do novo texto e significou a ampliação de direitos, espaços de debates e mudanças nos processos decisórios. Entre as medidas está a criação dos Conselhos Comunais, que permitem a construção de ferramentas territoriais de Pode Popular.

Após a morte do então presidente Hugo Chávez, em 2013, as tentativas de por fim a este processo voltaram a tomar força com novas tentativas golpistas contra o atual mandatário Nicolás Maduro.
 

 

Edição: ---