A prefeitura de Belo Horizonte publicou, neste mês, novo decreto de desapropriação para a construção da nova rodoviária, no bairro São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte. No processo, mais dez casas devem ser desocupadas para “a para expansão das vias no entorno do novo terminal”.
Desde 2013 a prefeitura de Belo Horizonte começou o processo de notificação para retirada de moradores, nos arredores da estação. As obras, que até hoje não foram iniciadas, estavam previstas para o começo de 2014. Agora, segundo a PBH, o novo terminal será entregue no ano que vem.
A prefeitura afirma que até o momento já foram realizadas 270 desocupações.
Alguns processos são mais demorados, como foi o caso do eletricista de carros, Maurílio Frederico. Morador do bairro há mais de 12 anos, ele entrou na Justiça para rever o preço da indenização.
O eletricista denuncia que o processo de negociação com a prefeitura é extremamente complicado. “Eles me falaram: ‘olha, se você recorrer, esse processo vai para Brasília e você vai acabar ficando sem nada’”. Maurílio vendeu apenas 20% do lote, parte requerida pela PBH, e agora teme perder os 280 metros restantes. “A minha preocupação é a prefeitura não cumprir o combinado e tomar posse do restante do meu terreno”, diz.
Resposta
A BHTrans informou que o local onde será construída a nova rodoviária já foi entregue à empresa vencedora do consórcio, a SPE Terminal. Segundo o órgão, o projeto não está finalizado, mas as obras devem ser iniciadas ainda neste semestre. Já a Prefeitura informou que as desapropriações são necessárias para a construção do novo terminal.
Edição: ---