Artigo

Arte e democracia

Artistas paranaenses entram na luta pela democracia, justiça e liberdade de expressão

De Curitiba (PR) |
Diversos artistas da capital paranaense assinam o manifesto Cultura de Curitiba contra o Golpe
Diversos artistas da capital paranaense assinam o manifesto Cultura de Curitiba contra o Golpe - Divulgação

O momento político pelo qual passa nosso país está ligado a uma acirrada disputa pela construção de um discurso. Os meios de comunicação tradicionais (rádio, televisão e mídia impressa) concentrados em poucas mãos e com propósitos bastante claros, trabalham arduamente para conquistar seus objetivos a qualquer preço. No cenário atual, a narrativa imposta pelas linhas editoriais parciais se restringem à defesa do golpe institucional que está em curso por meio do impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Por outro lado, temos os ambientes virtuais livres, que abrem um espaço significativo para uma resistência à concentração da informação. Assim, é de grande importância a produção de conteúdos representativos da nossa diversidade cultural, com perspectivas históricas, sociais e políticas plurais, como forma de resistência democrática à concentração de poderes e informação homogeneizante.

Em Curitiba, artistas, produtores e coletivos independentes se organizaram para produzir e veicular informação. O manifesto Cultura de Curitiba contra o Golpe, lançado em 18 de março, já conta com mais de 1.100 signatários. Também um vídeo produzido pela produtora audiovisual Trópico (2) com a participação de mais de 60 artistas e lançado no dia 30 do mesmo mês, foi visto por 62 mil pessoas, compartilhado por quase 3.100 e observado por outras 250 mil. 

Ao lado de frentes de resistência espalhadas por todo o país, artistas de capital paranaense entraram efetivamente na luta pelo respeito ao Estado democrático de direito e pela justiça, fraternidade e liberdade de expressão.

Lembrando Walter Benjamim, “se o fascismo estetizou a política, temos que politizar a estética”.

 

 

 

Edição: ---