campanha salarial

Assembleia geral com paralisação dos trabalhadores da educação do DF acontece nesta quarta (22)

Após reunião, professores e orientadores educacionais se juntarão à Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Mobilização do Sinpro-DF começa às 9h, no estacionamento do Teatro Nacional - Sinpro-DF

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) realiza uma assembleia geral com paralisação nesta quarta-feira (22). A atividade da Campanha Salarial 2024 começa às 9h, no estacionamento do Teatro Nacional. Os professores e orientadores educacionais participantes se somarão, em seguida, à Marcha da Classe Trabalhadora.

"Nós teremos a nossa terceira assembleia do ano onde nós daremos continuidade a nossa pauta de lutas. Hoje a gente está com um mote 'Recuperando perdas, rumo a meta 17 do plano distrital de educação', que é equiparação do nosso salário às demais carreiras de nível superior", afirma a diretora do Sinpro-DF, Márcia Gilda.

Outros pontos da pauta serão discutidos e atualizados. Um deles é o anúncio da convocação de mais de 1,6 mil professores até o dia 29 de maio e outros 1,6 mil até o mês de agosto.

Marcha da Classe Trabalhadora

A Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília tem entre seus objetivos apresentar ao governo federal e ao Congresso Nacional uma agenda que garanta pleno emprego, melhores salários, além de desenvolvimento econômico e social para o país. Os marchantes partirão do Estádio Nacional Mané Garrincha às 10h em direção à Esplanada dos Ministérios.

"Para viabilizar as reivindicações [da Marcha], é essencial que a educação pública do DF e de todo o Brasil seja valorizada. Isso passa pela remuneração adequada de seus profissionais, salas de aula sem superlotação, merenda com alimentos variados e saudáveis, educação inclusiva com suporte técnico, alterações que garantam avanços no PL do Ensino Médio, além de várias outras questões, que também são pautas do Sinpro-DF", defende o Sindicato.

Além das pautas gerais da Marcha, os professores e orientadores levarão ao ato a pauta de reivindicação da educação pública. Além dos pontos citados, o cumprimento do Piso Nacional da Educação também será defendido.

"Amanhã é um chamamento para os trabalhadores e trabalhadoras de educação e de todos os trabalhadores que foram duramente afetados com todas as reformas que foram feitas desde o golpe de 2016, como a reforma trabalhista, a reforma previdenciária, enfim, a pauta é de valorização dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil", convida a diretora do Sinpro-DF.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva